Foto: Divulgação
O Programa Terra Forte, considerado o maior programa de recuperação de solos do Rio Grande do Sul, promove nesta sexta-feira (6) uma capacitação para extensionistas rurais no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade reúne profissionais de 35 municípios da Região Central do Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A capacitação conta com atividades teóricas e práticas e será coordenada pela gerente técnica estadual adjunta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Fabrícia Tadia Carbonari, pelo gerente regional da Emater em Santa Maria, Guilherme Passamani, pelo coordenador regional do Terra Forte, Felipe Noal, e pelo assistente técnico regional Luís Fernando Oliveira.
O programa atende 15 mil famílias em todo o Estado. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com instituições públicas e privadas. O investimento total é de R$ 903 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Fumrigs).
Na Região Central, o Terra Forte está sendo executado nos 35 municípios que integram a região de Santa Maria, beneficiando 1.280 agricultores familiares. Cada participante deve receber R$ 30 mil para investimentos em suas propriedades, com acompanhamento técnico e foco no planejamento social, ambiental e produtivo, voltado à reconstrução das atividades agropecuárias no Estado.
Durante a capacitação, os extensionistas irão participar de atividades práticas e teróricas relacionadas ao manejo do solo, como coleta de amostras para análises físicas e químicas, avaliação de perfil de solo e uso de infiltrômetro. Também foram abordados temas ligados ao saneamento básico no meio rural, incluindo abastecimento de água para consumo humano, destinação de águas servidas, legislação sobre segurança e soberania alimentar, implantação de hortas e pomares domésticos, criação de animais de pequeno porte e ações da Emater/RS-Ascar para garantir o acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes.
Programação
- 8h30min – Café
- 9h – Abertura: apresentação de sistemas e metas
- 9h45min - Contextualização do segmento Técnico
- 10h30min - Contextualização do segmento Ambiental e Social, Conservação e Recomposição Ambiental
- 12h – Almoço
- 13h30min – Atividades práticas
- 17h30min - Encerramento